6 de dezembro, 2022

Paris homenageou Aristides Sousa Mendes

publicado 26 de setembro 2022 | SF | Editado 4/10 (data de publicação)

Promenade inaugurada por Anne Hidalgo e Carlos Moedas

A promenade Aristide de Sousa Mendes atravessa dois distritos (arrondissements) do noroeste de Paris (8º e 17º). Trata-se de um espaço de circulação pedonal marcado pela qualidade que dignifica o nome que lhe foi atribuído pela Câmara de Paris – Promenade Aristide de Sousa Mendes, 1885-1954, Diplomate portugais, Consul Général à Bordeaux en 1940, juste parmi les nations – .

Carlos Moedas Presidente da Câmara Municipal de Lisboa acompanhou a edil parisiense Anne Hidalgo no ato de inauguração que foi também participado por inúmeras individualidades francesas e portuguesas e em alguns casos eleitos e representantes de instituições francesas com origem portuguesa.

O Comité Aristides de Sousa Mendes, liderado por Manuel Dias, esteve na origem da iniciativa que encontrou um entusiástico acolhimento por parte de todas as instituições gaulesas e franco-portuguesas que assumem o papel histórico do ex-cônsul de Bordéus como um legado de cidadania e de humanidade.

Manuel Tavares, Graça dos Santos, Hermano Ruivo, Ilda Nunes e Manuel Dias participaram no evento que fica registado como um dos principais pontos de referência da iniciativa do universo político e cultural português na cidade luz, para muitos ex-exilados políticos, a capital da liberdade.

Fotos © autor desconhecido. Obtidas através de Manuel Tavares.

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.